CSE - Centro de Serviços Especializados

O CSE é formado por especialistas altamente capacitados para garantir a excelência na gestão e desempenho da rede de telecom. Temos como objetivo manter a infraestrutura de telecomunicações sempre escalável, resiliente, acessível e estável, além de trabalhar para o desenvolvimento contínuo da rede, visando a criação e/ou agregação de novos serviços e/ou produtos.

Para alcançar esse objetivo, o CSE é subdividido em três centros especializados: o Centro de Operações em Telecom (COT), o Centro Especializado em Telecom (CET) e o Centro de Resposta a Incidentes de Segurança (CRIS).

O CSE desempenha um papel fundamental na garantia da qualidade e da segurança dos serviços de telecom oferecidos aos usuários. A subdivisão em três centros especializados permite que o CSE trabalhe de forma mais eficiente e eficaz para alcançar seus objetivos, promovendo a excelência na gestão e desempenho da rede. Sendo elas:

Centro de Operações em Telecom (COT)

1 – Análise e *troubleshooting em Redes IP/MPLS, VXLAN, EVPN, SR;
2 – Análise e troubleshooting nos protocolos: RIP, OSPF, ISIS, MPLS, MPLS-TE, RSVP, L2VPN, L3VPN, MPBGP (IPv4/IPv6 Unicast, Labeled Unicast, Link State, VPNv4, VPNv6, 6PE);
3 – Análise e suporte em sistemas DWDM (Padtec, Ciena, Huawei, etc.);
4 – Análise e troubleshooting em DNS recursivo;
5 – Suporte às ferramentas implantadas pelo time da Central de Serviços Especializados da Metro Network.

Centro Especializado em Telecom (CET)

1 – Definição de solução técnica para melhor desempenho da rede;
2 – Projeto e implantação de Backbone IP/MPLS, VXLAN, EVPN, SR;
3 – Configuração de protocolos RIP, OSPF, ISIS, MPLS, MPLS-TE, RSVP, L2VPN, L3VPN, MPBGP (IPv4/IPv6 Unicast, Labeled Unicast, Link State, VPNv4, VPNv6, 6PE);
4 – Troubleshooting avançado em redes IP/MPLS, VXLAN, EVPN, SR;
5 – Busca e aplicação de melhores prática existentes no mercado;
6 – Projeto e implantação dos principais CDNs. Obs.: ASN do cliente precisa ser elegível;
7 – Solicitação de PNIs e Bilaterais com os principais Players de Peering do mercado. Obs.: ASN do cliente precisa ser elegível;
8 – Elaboração de produtos e projetos especiais;
9 – Configuração e implantação de equipamentos dos principais vendors do mercado;
10 – Padronização de configurações;
11 – Projeto e implantação de concentradores (BNGs) PPPoE e IPoE;
12 – Projeto e implantação de CGNAT dos principais vendors do mercado;
13 – Network Security (Flowspec, RTBH, IRR, RPKI, MANRS);
14 – Implantação de ferramentas para auxílio na análise de rede (Netflow, Wanguard, LibreNMS, Zabbix, Graylog, Oxidized).
15 – Implantação de Radius para autenticação centralizada de ativos de rede.
16 – Implantação de DNS recursivo.
17 – Implantação de novos equipamentos seguindo o projeto realizado;
18 – Janelas de manutenção para implantação de equipamentos ou melhorias na rede;
19 – Consolidação de Operações de Telecom.

Centro de Resposta a Incidentes de Segurança (CRIS)

Além disso todos os Provedores de internet que possuem ASNs recebem e-mails com origem o CERT.br onde são informados possíveis falhas de segurança na rede como por exemplo:
Portas de DNS recursivo aberto;
Portas de SNMP aberto;
Serviços de portmap/mDNS/SSDP habilitados sem as devidas ACLs;
Sendo assim, os e-mails enviados pelo CERT.br podem ser direcionados ao CSE da Metro Network, onde poderão ser tratados e respondidos conforme melhores práticas em segurança de redes.

Os incidentes passarão pelo processo de tratativa conforme rege normas internacionais de tratamento de incidentes de segurança:

1 – Confirmação do incidente/Identificação dos fatos do incidente;
2 – Triagem dos incidentes: Categorizar, Priorizar, Correlacionar e Atribuir;
3 – Contenção do Incidente;
4 – Erradicação do Incidente (caso seja possível);
5 – Pós incidente responder ao e-mail solicitante de origem com a tratativa realizada e solicitação de nova varredura ao CERT.br caso necessário.

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