Acesse as principais notícias sobre o segmento e saiba tudo sobre o assunto. Neste espaço explicamos, tintim por tintim, como as coisas funciona para você não ter nenhuma dúvida. Confira:
No momento em que as empresas se deram conta da necessidade de terem um setor ligado à tecnologia e começaram a utilizar cada vez mais dispositivos eletrônicos, surgiu a necessidade de monitorar e gerenciar esses equipamentos que formam as redes de computadores das empresas.
E com a alta complexidade que essas redes apresentam hoje, é necessário realizar um acompanhamento proativo, visando garantir a manutenção do acesso. Porque pequenos momentos offline podem gerar grandes prejuízos, queda na produtividade e até evasão de clientes. Dessa maneira se quer entender melhor sobre o que é o monitoramento de rede e sua importância, continue a leitura.
O monitoramento de rede pode ser entendida como o ato de observar o funcionamento de um sistema. Ou seja, é uma maneira de prevenir possíveis falhas ou verificar a existência de sinais que apontem para um mau funcionamento.
Dessa maneira, podemos realizar uma divisão em dois tipos de monitoramento:
– O proativo: observa-se o sistema com a ideia de antecipar possíveis problemas;
– O reativo: identifica-se anormalidades no sistema e busca-se soluções para questões que já estão ocorrendo.
Alguns dos sinais de comprometimento nas redes corporativas são facilmente identificados, como: dificuldade de acesso, lentidão, redução de desempenho de alguns sistemas e processos.
Outro ponto de atenção é em relação a segurança da informação, pois a rede corporativa pode sofrer várias ameaças, as quais devem ser prioridade do time de TI na busca por manter seus serviços online. E muitos gestores tendem a pensar que seus dados estão seguros com a adoção de um firewall e antivírus, porém com a evolução dos hackers e técnicas de invasão, monitorar sua rede visando à segurança pode poupar muitos recursos.
Falando em poupar recursos, entramos em outro ponto: redução de custos. Investir em um monitoramento de rede pode não apenas ser útil e entregar segurança para as suas informações, como também contribui para a contenção de gastos. Ao observar todo o seu ambiente de rede, você terá indicadores confiáveis para tomar decisões acerca de trocas de aparelhos, aumento de recursos e expansões, além da produtividade que não será afetada devido à prevenção.
Gostou das informações? Esperamos que tenha esclarecido suas dúvidas e caso deseje mais informações sobre o assunto, entre em contato conosco que iremos atendê-lo com a maior satisfação.