Backup corporativo: a tranquilidade de preservar arquivos em segurança.

26/05/2020

Manter arquivos corporativos organizados, como documentos, planilhas, relatórios e cadastros, é um fator primordial no funcionamento de qualquer empresa. Inclusive, muitas delas dependem de um sistema de gestão para realizar os processos organizacionais, deste modo, é ideal deixá-los seguros e ao alcance do colaborador.
Se houver algum problema com esses arquivos, como ataques via web, desastres naturais ou falhas de sistema, e a empresa não possuir um sistema de backup, eles podem ser perdidos e gerar uma grande dor de cabeça para recuperá-los ou até mesmo, não conseguir tê-los de volta.
Para evitar isso é preciso fazer um backup desses arquivos, que é uma cópia dos dados armazenados em um outro dispositivo, de modo que, se o primeiro for perdido, haverá uma cópia de segurança. Ele pode ser realizado em hospedagem virtual, mandando seus arquivos para a nuvem, ou física, salvando em outras mídias como servidores e data centers.

1. Backup corporativo em nuvem
No backup em nuvem, não há necessidade de um componente físico, um sistema emite uma cópia dos arquivos gerados pela empresa, e os dados são mandados via internet, ficando salvos na nuvem. Mas o que é essa nuvem? São servidores de alta performance destinados exclusivamente para armazenagem de dados. Eles estão localizados em ambientes controlados de temperatura e pressão, proteções contra alagamentos, para-raios e diversos dispositivos de segurança para manter a integridade dos arquivos.
2.Economia de gastos e segurança
Pelo fato de não ser necessário investir em estrutura de armazenamento, nem em uma equipe qualificada para operar o servidor físico, o backup em nuvem representa uma economia de custos. Pois toda a viabilidade e responsabilidade de infraestrutura fica a cargo da empresa terceirizada, assim como a tecnologia, manutenção e treinamento de equipe. Quando precisar utilizar o backup basta a equipe acessar remotamente os conteúdos.
O conceito de nuvem a cada dia mais vem fazendo parte de nossa realidade, plataformas streaming, por exemplo, já aposentaram as mídias físicas. Os videogames em breve também serão transmitidos por nuvem, e com a popularização da Internet das Coisas viveremos ainda mais em um ambiente que mistura objetos físicos com conexão digital.

Gostou? Esperamos que o conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas e caso deseje mais informações sobre backup corporativo, entre em contato conosco que iremos atendê-lo com a maior satisfação.

Voltar